Entre os critérios avaliados para a certificação estão a capacidade de implementar estratégias para evitar práticas prejudiciais aos apostadores
O TEMPO – 07 de janeiro de 2025 | 20:38
A Mineira da Sorte Loteria (MSL), responsável pela operação dos jogos Raspadinha® e Trem das 11, recebeu a prestigiosa Certificação da World Lottery Association nível 2, que a reconhece como uma das poucas organizações a seguir rigorosamente as diretrizes globais de Jogo Responsável. No Brasil, apenas a Mineira da Sorte e a Caixa Econômica Federal possuem esse reconhecimento, consolidando seu compromisso com práticas éticas e seguras no setor.
Entre os critérios avaliados para a certificação estão a capacidade de realizar autoavaliações contínuas, identificar lacunas e implementar estratégias para evitar práticas prejudiciais aos apostadores. A MSL também se destacou pelo investimento em treinamentos robustos para funcionários e parceiros, pela criação de programas educativos para conscientizar os jogadores e pelo estabelecimento de canais de suporte e tratamento para quem precisa de ajuda.
Para o CEO da MSL, Roberto Quattrini, essa certificação endossa o compromisso do grupo. “Essa conquista reafirma nosso comprometimento, já que o jogo responsável é a base do nosso negócio. Ao atender aos rigorosos padrões da WLA, mostramos o quanto valorizamos a proteção dos nossos jogadores, o apoio às comunidades e a garantia de que o jogo continue sendo uma experiência positiva e divertida.”
Vencedora da Concorrência Pública Internacional, a Mineira da Sorte Loteria assumiu oficialmente em 2023 a operação do Jogo Instantâneo Raspadinha®, e em 2024, na modalidade passiva, o Trem das 11, da Loteria do Estado de Minas Gerais (LEMG). Por meio de uma concessão pública em regime de exclusividade, a empresa passou a gerir os serviços no território mineiro, inaugurando uma nova fase para o setor no estado.
O Consórcio
Fruto de um consórcio entre os dois principais provedores globais de loteria, a IGT e a Scientific Games, com mais de 35 anos de experiência e estrutura para operar sistemas lotéricos em mais de 100 países, o MSL conta também com a expertise da empresa nacional da SAGA BGI. “Somos um grupo com ampla experiência no setor de loterias do Brasil e preparamos investimentos significativos em marketing. Além disso, contamos com o conhecimento de empresas líderes do mercado global”, conta Quattrini.
O segmento segue em expansão em outros mercados do mundo. Na Itália, a IGT e SG lançaram a loteria nacional de bilhetes instantâneos em 2004 e aumentaram as vendas de aproximadamente U$S 400 milhões (quatrocentos milhões de dólares) para mais de U$S 11 bilhões (onze bilhões de dólares). Em Nova Jersey (EUA), IGT e SG administram conjuntamente a loteria desde 2013 e tiveram uma elevação nas vendas anuais em 20%, desde o início do contrato.